quarta-feira, 2 de julho de 2014

[RESENHA] O Segredo de Jasper Jones - Craig Silvey

"Numa noite, durante o intenso verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado pela visita de Jasper Jones, o pária da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. Neste romance de crescimento, o menino franzino de 13 anos, leitor voraz, reflete sobre os acontecimentos por meio de referências a clássicos do gênero."






Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571707
Ano: 2012
Páginas: 286









Até agora não consegui entender o que Craig quis nos ensinar com esse livro... mas, vamos lá!
A história começa com Jasper Jones (um garoto que vive às margens da sociedade) acordando Charlie (um garoto exemplo) e pedindo para que o mesmo o acompanhasse até determinado local. Ao chegarem no esconderijo de Jasper, Charlie se assusta com uma cena chocante: um cadáver de uma garota de sua escola, Laura. Jasper, então, pede para que Charlie o ajude a esconder o corpo, pois se este for encontrado neste local, todas as investigações cairão sobre ele. Para convencer Charlie, Jasper argumenta dizendo que é sempre o culpado por tudo o que acontece na cidade mesmo que nunca tenha tido nenhum envolvimento com o assunto, só porque é o garoto que tem um pai drogado e uma mãe morta. Enfim... ambos escondem o corpo da garota e aí começa as investigações e a procura da menina pela família e polícia. Com o sumiço de Laura, tudo mudou na pequena cidade. Os pais estão mais atentos, os policiais ficam rondando a cidade e um mínimo atraso vira uma turbulência... E é no meio desse caos que Charlie vive com seu peso na consciência, respondendo aos policiais e à mãe mandona. Outro ponto bastante marcante é que Charlie é apaixonado pela irmã da garota e não consegue encará-la sabendo o que fez... Talvez Craig queira mostrar aos seus leitores como ocorreu a perda da inocência de Charles e o que conseguimos perceber com clareza é a mudança da personalidade do garoto do início para fim do livro.  
Outro personagem importante na história é Jeffrey Lu, o melhor amigo de Charlie. Sua família também é bem diferente: vieram do Vietnã e ainda estão em processo de adaptação na Austrália e com o decorrer do livro nos deparamos com alguns atos de preconceito de alguns personagens para com essa família.

Até então, a história estava boa. Um mistério, uma família diferente, um amor platônico... E aí começamos a pensar: o que aconteceu com Laura?! Como ela morreu? O problema é que, ao longo do livro, a resposta desta pergunta se torna totalmente previsível. E pra quem está acostumado com livros de suspense, isso é um grande problema. O que acontece na maioria das vezes (pelo menos COMIGO) é que, assim que nos deparamos com um crime, logo criamos em nossa mente todas as possibilidades de como ele ocorreu e, mesmo assim, queremos ser surpreendidos ao final. Em determinado momento, eu achei que uma pessoa X a tivesse matado e pensei: se for isso, vai ser muito bom! Só que... não. Sabe a história de sessão da tarde? hm :( 

O que ainda salva o livro é a verdadeira história de Jasper Jones e os problemas familiares de todos os personagens da história. Simplesmente todas as famílias passam por algum problema e o o autor quis relatar estes problemas para nós, leitores. O casamento dos pais de Charles que não vai bem, o preconceito da família de Jeffrey, a ausência do pai de Jasper e os mistérios da família de Laura. As histórias de cada família realmente são um ponto forte do livro, pois todos os personagens são bem construídos. Só que aí sinto que o autor perdeu o foco na história, sendo que abandona a essência do livro (o crime em si) e parte pra um romance entre família. Nossa, confuso! 

Quando finalmente terminei o livro, pensei: uma história que será lembrada pelos personagens e não pelo seu real tema: o mistério. Enfim, se você quer um romance e um livro fácil e rápido de ser lido, este se encaixa. Caso queira mistério, como o nome sugere, não vale a pena. Mesmo porque o grande segredo do Jasper eu já citei nesta resenha... Veja só!

✩✩✩ - Bom



Nenhum comentário:

Postar um comentário