quarta-feira, 9 de julho de 2014

[TAG] Hábitos de Leitura

Aqui vai o primeiro post respondendo à uma TAG no blog o/ Achei essa muito interessante, então vamos lá!!! :)

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo?)

Não tenho preferência pelo período, mas o que é certo é que toda noite eu leio: antes de dormir pra dar aquele mega sono rs. É realmente muito raro eu dormir sem ter lido alguma coisa, porque é um momento muito sossegado e tal e também porque é o ultimo momento pra cumprir minha meta de 60 páginas por dia. Na verdade, essa é uma meta pra dias normais, quando tenho aula e trabalho. Ou seja, quando a leitura fica deixada de lado. Agora, como estou de férias, esse número chega a ser muito inferior ao que ando atingindo. Leio muito também enquanto meu namorado joga video-game. Ele não gosta de ler, eu não gosto de jogar... então, a solução: ele joga, eu leio. Tenho só uma exceção: não gosto muito de ler de manhã, porque acabo sempre morrendo de sono e durmo de novo. E quando não posso dormir, o olho fica lacrimejando e atrapalhando a leitura. Então, se puder escolher, prefiro outros horários.

 2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Não. A minha regra, geralmente, é nunca ler um livro só de cada vez. Eu gosto sempre de ler um clássico (daqueles que tenho que estar em um lugar quieto pra prestar muita atenção) e um com uma história mais levinha (que posso ler enquanto tem gente conversando, assistindo TV, etc.) É muito muito muito difícil eu ler um livro só de cada vez. Agora, por exemplo, estou lendo Os Miseráveis como clássico (e meu livro é aquele exemplar único e gigante da editora Martin Claret) e O Dragão Vermelho no kindle, que posso levar pra qualquer lugar e ler sempre.

3. Qual o seu lugar favorito para ler?

Na minha cama, deitadinha, cobertinha, com um café, chocolate quente ou capuccino ♥

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Ok. Agora todo mundo vai falar que eu sou louca mas... eu, quase nunca, assisto ao filme depois que leio o livro. Eu crio o MEU mundo dentro daquela história que estou lendo, os MEUS personagens. E depois não gosto de ver a minha história contada de outro jeito com outros personagens... Não faz sentido nenhum pra mim isso. O que acontece comigo é que, assim que vejo um filme baseado em um livro que eu tenha a intenção de ler, eu não assisto... porque o filme pode ser bom e me instigar sobre a história real mas também pode ser ruim e me fazer perder o interesse. O que eu faço e já fiz muitas vezes é assistir a um filme que não tinha a intenção de ler o livro e, por gostar muito, acabar lendo pra saber os detalhes e tal... Mas confesso que não é tão bom porque perco a capacidade de criar personagens novos e lugares novos.

5. Qual formato de livro você prefere? (audio-livro, e-book ou livro físico?)

Preferir MESMO eu prefiro o livro físico. Só que tenho muito dó de comprar um livro (e pagar caro!) sabendo que vou ler em 3 dias/1 semana e depois vou deixar ele aqui. Eu NÃO releio livros. Não mesmo! Nem o livro que eu mais amei na vida. Sinto que estou perdendo tempo sendo que existem milhares e milhares de livros desconhecidos para serem descobertos e que, provavelmente, no tempo da minha vida, não darei conta de ler todos. Então, a maioria dos livros que eu leio acaba sendo em e-book, pois leio no kindle. Ele me poupou muito dinheiro e facilitou muito a minha vida, uma vez que levo ele pra qualquer lugar, o que não daria pra fazer com alguns livros por serem grandes e tal. Muitas vezes, também, por não achar livro em e-book ou por achar muito caro, recorro à biblioteca.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Não. Leio em qualquer lugar, em qualquer circunstância. Com TV ligada, na sala de aula, com pessoas falando, etc.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Não ligo muito para capas. Gosto mesmo da história. Compro livros de bolso por serem mais baratos e mais fáceis de transportar, leio muitos e-books e doo os livros que já li (quando já não cabem na estante.

Prontinho!
Espero que tenham gostado dos meus "hábitos de leitura". Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário