quarta-feira, 23 de julho de 2014

[RESENHA] O Último Passageiro - Manel Loureiro

"Agosto de 1939. Um enorme transatlântico chamado Valkirie aparece vazio e à deriva no Oceano Atlântico. Um velho navio cargueiro o encontra e decide rebocá-lo até o porto, mas não sem antes descobrir que nele há um bebê de poucos meses... e algo mais que ninguém é capaz de identificar. Por volta de setenta anos depois, um estranho homem de negócios decide restaurar o misterioso transatlântico e repetir, passo a passo, a última viagem do Valkirie. A bordo, presa em uma realidade angustiante, a jornalista Kate Kilroy busca uma boa história para contar. Mas acabará descobrindo que somente sua inteligência e sua capacidade de amar podem evitar que o transatlântico pague novamente um preço sinistro durante o percurso. Inquietante. Enigmático. Viciante. Bem-vindo ao Valkirie. Você não poderá desembarcar…mesmo se quiser."
 
 
 
   
 
 
Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542202601
Ano: 2014
Páginas: 384
 
 
 
 
 
 
 
 
Dando uma olhada nos livros bati o olho no "O Último Passageiro" e adorei a capa. Pensei: "cara de suspense!". Fui ler a sinopse e acabei me interessando muito! Adoro suspenses e, como não tinha lido nada do autor antes, acabei escolhendo o livro para próxima leitura. Tinha acabado de sair de vários livros e autores novos para mim e decidi entrar novamente na minha zona de conforto: os suspenses básicos, puro entretenimento. 
Acontece que QUALQUER livro, por mais bobo que for, tem que acrescer algo na minha vida. Entretenimento? Ok. Mas além de entretenimento tem que ter, pelo menos, uma passagem, uma frase, um pensamento... qualquer coisa que me faça pensar. Esse livro, com certeza, foi a escolha errada. Um livro que não acrescentou em NADA na minha vida! Não encontrei NENHUMA frase ou passagem que me fizesse parar pra pensar em algo além... e, depois de algum tempo, passei a empurrá-lo com a barriga. Queria chegar ao final porque não conseguia acreditar que até a última palavra este livro não fosse ter algo que eu pudesse marcar. Mas não teve, infelizmente. 
Poxa, fiquei tão decepcionada! A capa é tão chamativa e a sinopse tão interessante! O história começa no ano de 1939 quando um navio, "Pass of Balaster", encontra um outro navio de cruzeiro nazista, o "Valkirie", sem nenhum passageiro (somente um bebê judeu). O que um bebê judeu fazia em um cruzeiro nazista? *mistério número 1* Como o navio chegou até o meio do oceano, sem ninguém à bordo? Os botes estavam todos no navio, ou seja, ninguém saiu dali por eles... *mistério número 2*. A narrativa vai para a atualidade e uma jornalista, Kate, tem que investigar a história desse misterioso navio alemão. Porém, quando está no meio de uma busca de provas, sofre uma tentativa de assassinato. Porquê? O que ela não pode saber, afinal de contas? *mistério número 3*.

Até onde posso contar, é isso. Vários mistérios, vários pontos dados no início do livro que tem que ser arrematados até o final da história. Porém, tem uma coisa que preciso informar aos leitores do livro. Eu gosto de saber sobre o que eu vou ler. Se a história é ficção, se é realismo fantástico, se é fantasia... enfim. E nesse livro não tinha nenhuma irformação sobre do que ele se tratava. Então vou contar pra vocês. Quem não quiser ler... pula essa parte rs.

*** SPOILER ***

Lendo a sinopse do livro, tive certeza que se tratava de um suspense comum. O que quero dizer com isso? Um suspense tipo Harlan Coben, Lisa Gardiner, etc... Enfim, que as coisas que acontecessem no livro fossem reais. Que os passageiros tivessem sumido porque algum navio passou lá e raptou todos que estavam à bordo ou que eles estivessem em cativeiro em algum andar escondido no navio... Não sei!!! Queria ser surpreendida por algo REAL! Então preciso contar que o gênero desse livro é a literatura fantástica e seu sub-gênero é a fantasia. Mais pura fantasia. Se você é como eu que gosta de encontrar um serial killer, um psicopata ou uma gangue de psicopatas no meio de uma história de suspense, passe longe desse livro!

*** FIM DO SPOILER ***

Não li nenhuma outra resenha desse livro, não sei se o pessoal tá curtindo ou não. Simplesmente, não é o meu tipo. Sei que tem gente que vai querer me matar, mas opinião é isso. Talvez, se eu soubesse sobre O QUE ESTAVA LENDO assim que comecei, não me decepcionasse tanto. Mas como isso não aconteceu, infelizmente acho que minha decepção me atrapalhou um pouco nessa leitura. Apesar de tudo, o livro ganhou duas estrelinhas porque a escrita é boa, a ideia (pra quem gosta do gênero) também... mas o enredo e o final (PRINCIPALMENTE O FINAL ¬¬) deixaram muito a desejar, NA MINHA OPINIÃO!!!

✩✩ - Regular

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro, e pouco leio suspense, mas amo o gênero. Que pena que não curtiu o livro ): Parecia tão bom...
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir