quarta-feira, 16 de julho de 2014

[RESENHA] Fim - Fernanda Torres

"O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia."





 
 Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535923599
Ano: 2013
Páginas: 208






Sem dúvida um livro sobre a vida. Cinco amigos, uma mesma história, contada de vários pontos de vistas diferentes. O FIM de cada um deles. Sempre em seus últimos momentos, Álvaro, Ribeiro, Sílvio, Neto e Ciro encaram sua vida, suas glórias, conquistas e até mesmo os piores pesadelos. Porque é sempre assim, né? Quando achamos que algo está terminando, passamos a pensar sobre ele. O que não tinha valor, passa a ter. E é isso o que acontece com a vida de cada um desses senhores. 
Os capítulos trazem também o pensamento em primeira pessoa da vítima em seus últimos minutos e, assim, ficamos sabendo o que eles pensaram antes de partir dessa pra melhor.

Aí você deve pensar: "Poxa, uma mesma história contada várias vezes? Que coisa chata e cansativa!".
Não! Os fatos são os mesmos, mas são contadas de um modo diferente para cada personagem, uma vez que cada um coloca em sua versão seus pensamentos, sentimentos, razões, etc. Sabe o ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"? Nunca ficamos sabendo da verdadeira história quando essa é passada boca a boca. E é isso o que encanta na narrativa de Fernanda Torres, as várias perspectivas, os vários ângulos de um mesmo fato. Mesmo grupo de amigos, diversidade de rotina, hábitos e filosofia de vida.

Se eu não soubesse que o livro foi escrito pela Fernanda, com certeza absoluta acharia que se tratava de um autor, MASCULINO. Aquela coisa de "livrinho com linguaguem para garotas", isso NÃO acontece aqui! Palavrões, putaria, drogas. É, drogas, sexo e rock'n roll, é isso aí. 

Por algum motivo, FIM me tocou. Talvez por saber a história de vida de cada um dos personagens por quem me apeguei e ter a consciência de que seu fim está próximo... Não sei, mas me fez pensar na vida. Filosofar. Pensar nas consequências de determinadas atitudes, de determinadas escolhas. Perceber que o fim não está tão longe e que a vida é curta... "Fim" é, na minha opinião, muito mais útil que muitos clássicos por aí, como por exemplo, Mrs. Dalloway: contar o dia e a reflexão de uma tal senhora da alta sociedade? Aqui temos muito mais que isso! Muito bom! 

✩✩✩✩✩ - Ótimo





3 comentários:

  1. Eu li e gostei bastante dele ^^

    Super legal sua resenha, parabéns!

    Comando Literário - http://goo.gl/XebSEh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Oliver! Adorei seu blog também! O livro da Fer realmente foi uma surpresa pra mim!

      Excluir
  2. Fim foi uma das surpresas agradáveis deste ano, Fernanda Torre mostrando sua genialidade logo na estreia. Livro mais que indicado!

    ResponderExcluir