segunda-feira, 19 de novembro de 2012

[RESENHAS] JHON BOYNE ♥

Meu querido Jhon Boyne! Não teria como fazer uma resenha de cada livro que ele escreveu pois meus comentários para todos são idênticos: PERFEITOS!

Jhon Boyne tem o poder de juntar, em seus relatos, história (não ficção, como por exemplo: 2a. Guerra Mundial - em O Menino Do Pijama Listrado), romance (sim, histórias de amor) e uma pitada de suspense. Todas as melhores características em um só livro.

Só tenho uma crítica ao autor: suas escritas são muito espaçadas. Em anos de carreira, só temos 4 livros de Jhon Boyne no Brasil. O último, O Pacifista, foi lançado recentemente e vou CORRER pra comprá-lo, pois já não estou aguentando de ansiedade. Assim que eu ler, posto a resenha aqui pra vocês.

Vou fazer breves comentários para cada livro de Jhon Boyne que li:

O GAROTO NO CONVÉS:


John Jacob Turnstile era um ladrãozinho que vivia perambulando pela cidade. Num certo dia, decidiu que iria roubar o relógio de um certo rapaz. Roubou, mas foi pego logo em seguida. Após ir para a delegacia, Jhon é colocado em uma prisão temporária. Porém, um fidalgo aparece e leva o garoto para trabalhar em um navio. É aí que a deliciosa história começa. Toda a viagem de navio é contada no livro, descrevendo os enjoos dos rapazes, as brigas constantes, a relação que Jhon (agora chamado de Tutu) cria com seu capitão... 
O navio para numa ilha, Otaheite, também conhecida como polinésia afrodisíaca. Lá, Tutu tem seus primeiros contatos com uma mulher. 
Depois de tempos na ilha, de amizades e fortes relações criadas, a partida fica difícil. 
De volta ao navio, problemas surgem, até que chegam a um ponto de miséria total, onde tem que passar muitas e muitas horas sem comida e, quando comiam, era uma mordida de pão. A falta de água é o pior pesadelo. A morte dos companheiros só os deixavam mais apavorados.

A narrativa é fantástica, impossível parar de ler. Indiquei para um amigo que não gostava de ler e ele leu rapidinho e AMOU. Jhon Boyne cativa à todos! 

O mais delicioso dessa história é olhar nas partes finais do livro e ver que tudo não foi apenas uma ficção do autor, ele tirou tudo isso de biografias e livros históricos!


O PALÁCIO DE INVERNO:


 O livro é uma mescla de momentos do presente e passado, onde, ao ler coisas do passado, imagina as coisas do presente, e vice-versa. A narração do livro é envolvente, suave, contagiante! A história, dessa vez, é russa. Geórgui, um garoto que não nasceu para ser nada na vida, até que um dia, um inesperado acontecimento faz com que ele passe a ser o acompanhante real do filho do czar. Geórgui passou, então, a trabalhar para a nobreza russa e (aí está o romance) se apaixona por uma das damas da casa. A paixão proibida dos dois é de tirar o fôlego. Apaixonante! Eles são obrigados a se separar, pois ele tem que sair da casa... (e é então que o desespero toma conta de nós). Passamos, em sua narrativa, pela Revolução Bolchevique, e pela Inglaterra em tempos de Guerra. 

O que sabemos pela narrativa do presente é que Geórgui é casado e que sua esposa está muito doente. Então, o que será que aconteceu com seu relacionamento com a pequena dama russa? A história dos dois teve um fim? Se sim, qual foi ele?

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO:

A arrebatadora história do garoto que mora ao lado de um campo de concentração e faz amizade com um garoto judeu, prisioneiro. Conversam entre as grades... O livro conta toda essa amizade, descreve a guerra (aí a parte da não ficção), a relação familiar, etc. O que acontece no fim, só lendo pra saber.   

O livro virou filme, e se quiser, veja o trailer:


Espero que tenham, pelo menos, criado expectativas de leitura para os livros de Jhon Boyne. Tenho certeza, não se arrependerão!

O que vocês tem a me dizer sobre ele? Pelo menos, já assistiram ao filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário