quinta-feira, 29 de junho de 2017

[RESENHA RÁPIDA] Nada - Janne Teller

"“Nada importa.” “Você começa a morrer no instante em que nasce.” Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado. A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, um hamster de estimação... Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude. Após grande aclamação da crítica e inúmeros prêmios, Nada é considerado um clássico moderno, tendo vendido cerca de 240 mil exemplares na Alemanha e com direitos de tradução para 22 países. Printz Honor de 2011."



ISBN-13: 9788501096685
ISBN-10: 8501096687
Ano: 2013 / Páginas: 128
Idioma: português 
Editora: Record



Livro para ser lido em uma sentada. Uma centena de páginas. É um livro polêmico na internet e nas redes sociais. Uns amam, outros odeiam.

Primeiramente preciso dizer: esqueçam essa capa. Deletem! Não tem nada a ver com o livro. Não há romance. Não há final feliz. 

O livro trata de crianças tentando provar para uma outra criança que a vida tem significado. Só que, para isso, elas recorrem a coisas loucas, macabras, inimagináveis. 

Pierre se acha o filósofo de sua geração, quando descobre que a vida não faz sentido. Se vamos mesmo morrer, porque estudar, trabalhar, se sacrificar, fazer o que não queremos, já que o final sempre será o mesmo? 

Então, Pierre decide que não vai mais à escola, e passa seus dias sentado em uma amoreira, aproveitando sua vida dessa maneira.

Porém, os colegas de sala de Pierre não estão felizes com essa situação, e não querem pensar dessa maneira. Sendo assim, decidem que vão fazer uma junção das coisas que mais tem importância em suas vidas e dá-las à Pierre, para que ele veja que a vida tem importância, que há coisas maravilhosas que gostamos e que temos que aproveitá-las.

Até ai, ok!

A ideia é a seguinte: uma das crianças começa, e escolhe a próxima e o que a próxima criança tem que dar na pilha. Pois é! Não se trata de escolha própria.

Essa pilha começa com um par de sapatos preferido de uma das meninas, por exemplo... Mas as coisas não continuam a ser tão simples assim RS Esse amontoado de coisas vai ficando louco e macabro e o final? Ah, o final você tem que ler pra saber.

É louco sim! Mas achei que valeu a pena. No fim... a vida tem significado?

Skoob.
✩✩✩ - Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário