quinta-feira, 29 de junho de 2017

[RESENHA] Ninfeias Negras - Michel Bussi

"Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela."



ISBN-13: 9788580416329
ISBN-10: 8580416329
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Arqueiro

Ninfeias me foi indicado por um senhor que por vezes encontro na Biblioteca Municipal de minha cidade. Ele gosta de suspenses, assim como eu. Disse que o livro era excelente.
Então parti para a leitura e confesso que fiquei ansiosa desde o início, pois as primeiras páginas logo nos traz uma promessa de mistério.



Logo após esse trecho, ela informa que apenas uma delas poderia sobreviver. Chocante, né? 

Então a história começa a se desenrolar. 

Um homem é encontrado morto no lago do local, esfaqueado e com a cabeça submersa. Dois agentes, Serenac e Benavides são encarregados do caso e começam a pesquisar. Um bilhete é encontrado no bolso do cadáver: "Onze Anos. Feliz Aniversário. O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado". 

Então, recebem na delegacia várias fotos do morto com suas "amantes". Com essas pistas em mãos, eles pensam que o assassinato pode partir de três motivos: um crime passional, algo relacionado com uma criança de 11 anos (um possível filho ilegítimo?), ou algo relacionado à arte, já que Morval (o cadáver) era louco por obras de arte e as colecionava.

A partir de então várias coisas acontecem, inclusive um envolvimento do agente com a mulher de um dos principais suspeitos, etc. 

A escrita é simples, os capítulos são curtos... o que nos dá a ânsia de ler "só mais um" rs.

Grande parte do livro é narrada em terceira pessoa, sendo que apenas alguns capítulos são narrados por uma senhora de 80 anos, que claramente tem alguma coisa a ver com esse assassinato. 

O livro realmente é muito bom, o final é bem surpreendente.

Como leio muitos suspenses, acabo já prevendo as coisas e qualquer final passa a ser simples demais pra mim (um saco!). Mas com Ninfeias foi diferente... Nunca li um final assim. Muito bom mesmo!

Outro ponto que gostei bastante é que acabamos aprendendo sobre arte, Giverny, Monet... bem interessante!

Porém, não dei 5 estrelas porque achei que o livro poderia ser mais ágil. Por vezes, me senti sendo enrolada pelo escritor. Mas ainda assim, o final valeu a pena!

Mais uma coisa boa do livro é que o mistério não é solucionado apenas na última página, como acontece na maioria dos romances policiais/thrillers, mas vai se desenrolando aos poucos, para que possamos entender realmente o que está acontecendo. 

Enfim, gostei bastante e recomendo a leitura!

✩✩✩✩ - Muito Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário