segunda-feira, 15 de setembro de 2014

[RESENHA] As Quatro Cartas de Camila - Lano Andrado

"Camila (2001), em seu quarto, escreve quatro cartas. Depois de enviá-las, ao final da música O Mundo É um Moinho, puxa uma arma da gaveta e se mata. A notícia se espalha pelo bairro e chegar até Heitor, seu amor na adolescência e hoje casado com Lia, melhor amiga de ambos na época. No enterro de Camila, Heitor volta em pensamento a 1991, ao exato momento em que a conhecera na casa de Lia. Em meio à bagunça dos anos 90, uma linda história de amor parecia caminhar em direção a um final feliz, mas, de forma inexplicável, Camila casa-se com Rubem, principal desafeto de Heitor, surpreendendo a todos e um ano depois Heitor casa-se com Lia. Camila muda-se com o marido para S. Catarina e só retorna dez anos depois para efetuar o ato descrito no primeiro capítulo. De volta a 2001, Heitor deixa o cemitério e tenta retomar a velha rotina ao lado da esposa, porém quando o fantasma do passado começava a adormecer mais uma vez na vida do casal, uma carta chega revelando fatos surpreendentes. Heitor toma conhecimento de que é pai de Ingrid, filha de Camila. O casamento de Heitor entra em crise quando começa a ficar evidente a sua vontade de lutar pela guarda da menina. Ele então decide viajar até S. Catarina para conhecer Ingrid mesmo a contragosto da esposa. Agora, trancado em seu carro, em frente ao portão de sua casa, vendo Lia na janela com os olhos de adeus, Heitor vacilava se deveria trocar o certo pelo duvidoso. É nesse clima que seu pensamento ganha asas novamente e voa até 1991, desta vez até uma festa na casa de Lia, onde presentes também estavam Camila e Rubem, então namorados. Entre amigos, bebidas e músicas, Heitor chega ao quarto de Lia, onde por acaso encontra Camila. Após alguns minutos de conversa a vontade subjuga a razão e eles transam ali mesmo. No dia seguinte Camila parte com Rubem para S. Catarina e o pensamento de Heitor volta para o carro onde estava (2001). Heitor liga o rádio e parte com o carro, ao som de C’est La Vie (Emerson, Lake e Palmer), em busca de respostas que mudariam definitivamente sua vida. E era só a primeira carta."









Edição: 2
Editora: Clube dos Autores
ISBN: 0
Ano: 2012
Páginas: 207









As Quatro Cartas de Camila foi uma surpresa! Passei a conhecer o livro quando entrei no site Clube de Autores e li sua sinopse. Me senti muito atraída pelo conteúdo. Assim que tive o livro em mãos, comecei a devorá-lo... 

No início, uma narrativa séria, logo que ficamos sabendo do suicídio de Camila. Logo depois, a história volta no tempo e vai para 1991, quando os personagens já conhecidos por nós no início do livro são adolescentes. O que achei muito interessante foi a mudança da narrativa. Quando estamos na década de 90, onde todos são adolescentes, a narrativa é leve, cheia de gírias... parece que estamos lendo um YA. Porém, quando a narrativa volta para 2001, ano em que todos se encontram vivenciando a fase adulta e a tragédia, temos uma história séria, seca. 
Alguns mistérios são jogados pelo autor e o maior deles é o relacionamento entre Heitor e Camila (e Lia, coitada...). O que esse casal está passando não é nada fácil.

Outro ponto muito interessante é que o autor conversa com o leitor. Em vários momentos me imaginei ouvindo o autor contar a história pra mim, pelo modo como redigiu o livro.

Os personagens criado por Lano nos trazem sentimentos: amei alguns, odiei outros. Em alguns momentos mudei de opinião sobre alguns deles... Já o final da história fica a critério de vocês :) Espero que gostem e que curtam esse novo autor e espero também que ele faça muito sucesso com As Quatro Cartas de Camila!

✩✩✩✩ - Muito Bom

P.S.: Para saber mais sobre o autor entre em www.lanoandradoescritor.blogspot.com.br :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário