quarta-feira, 10 de setembro de 2014

[RESENHA] Misery / Angústia - Stephen King

"Paul Sheldon, um famoso escritor, tem sua vida transformada em um pesadelo sem fim, quando em uma terrível nevasca perde a direção do carro e sofre um acidente horrível, quebrando uma perna, deslocando a bacia e esmagando o joelho. Mas o pior ainda estava por vir. Pois ele é ajudado por sua fã nº 1, que colocará em cárcere o pobre escritor, até que ele escreva um final feliz para Misery Chastain, sua personagem preferida."









Edição: 2

Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581052144
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Elton Mesquita









Nunca tinha lido algo de Stephen King (ok, me matem!) e, apaixonada por suspense como sou, não resisti e passei um exemplar dele na frente dos que se encontram na minha lista de próximas leituras. Achei a história de Misery (ou Angústia) muito interessante e acabei que não conseguia largar o livro. Porém, quanto mais eu lia, mais problemas eu tinha... Não queria terminar o livro, sabia que sentiria falta dos personagens!
O livro conta a história de um escritor famoso que sofre um acidente e é socorrido por sua fã número 1, Annie. Acredito que Annie tenha resgatado Paul realmente para ajudá-lo e só mudou de ideia ao ler o último livro da série Misery, da qual ela era muito fã. Como não gostou do final do livro (Paul matou Misery) ela enlouquece e o mantém em cativeiro para que ele escreva uma continuação...
Acontece que Paul está em estado lastimável de saúde e sofre muito com os maus tratos de Annie.
Em uma de suas tentativas de fuga, Paul e descoberto e leva um grande castigo por conta disso.
Paul percebe também que Annie não bate bem do juízo e que nunca ninguém vem visitá-la. Ela, inclusive, acaba dizendo que foi absolvida de um crime, o que faz com que ele perceba que está, realmente, em perigo.

A escrita de King é repugnante em alguns momentos. Muito detalhista, faz com que nos sintamos dentro da história. Muitas vezes me senti como que assistindo a um filme de terror, do qual quero fechar os olhos e pular a cena, o que era impossível em se tratando de um livro. Foi esse tipo de escrita que me fascinou e me tornou uma fã de King. O próximo livro dele que lerei (acredito que O Iluminado) já entrou para minha lista de próximas leituras breves, pois me senti meio órfã do autor quando terminei o livro.

O que achei mais incrível ainda é que o livro inteiro se passa na casa de Annie, onde Paul está preso e, mesmo assim, não me senti, em nenhum momento, entediada.

Procurando sobre filmes no Filmow, vi que existe um filme baseado no livro, chamado Louca Obsessão, de 1990. A história já sei que é boa, o que resta ver é se foi bem dirigido... Outra coisa legal dos livros do King é que a maioria vira filme (eba!!!).

Preciso continuar dizendo o quanto amei?!



✩✩✩✩✩ - Ótimo

3 comentários:

  1. Stephen King é genial, e esse livro então... um dos melhores de sua autoria! O filme também é ótimo a Annie do filme é fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Confesso que estava com medo de assistir ao filme e nao gostar tanto quanto do livro rs. Mas então vou assistir o mais rápido possível! Obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  2. Livro e filme de uma vida!
    Muito apaixonado pela Annie...

    ResponderExcluir