terça-feira, 26 de agosto de 2014

[RESENHA] Não Se Apega, Não - Isabela Freitas

"Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.
Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado. Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico."









Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575330
Ano: 2014
Páginas: 256








Como descrever esse livro? Uma tentativa da autora de atingir todos à sua volta. Se conseguiu? Eu acho que não.
Como você faria para acabar com seu ex-namorado sem descer do salto? Escreveria um livro onde contasse todos os defeitos dele e, inclusive, como você acabou com ele quando ele implorou a volta do relacionamento.
Como você faria para acabar com suas amigas falsas e mostrar pra elas que elas não são nada pra você? Escreveria um livro onde contasse como foi insignificante a passagem dessas pessoas pela sua vida e como, na verdade, você agradece por não mais desfrutar da companhia delas.
Como você mostra para todas as pessoas que te odeiam que você é super resolvida, inteligente, etc? Escreve um livro onde conta todas as suas qualidades e "mascara" seus defeitos. (afinal, "acreditar muito nas pessoas" é um defeito que ela cita, arg!).
Como fortalecer suas amizades e seu namoro? Escrever um livro onde você fala como seus amigos são importantes e como eles te entendem e como você não viveria sem eles. 
Acho que já deu pra entender onde eu quero chegar, não deu?!
Emprestei esse livro de uma amiga minha que acabou de terminar um relacionamento e se identificou com a personagem do livro. A personagem, pra quem não sabe, é a própria autora, Isabela, e o livro conta a história da vida dela e das coisas que ela aprendeu com seu relacionamento com Gustavo. 
Aí comecei a ler e pensei: como uma garota de 20 e poucos anos pode escrever um livro falando para os outros como se corportar? Sabe? O que ela sabe da vida? Garota, você não viveu nada!!! Por favor!
O livro inteiro fala sobre desapego: de namorados, ficantes, amizades... A personagem (autora) é uma viciada em relacionamentos e, no final do livro, fala que está super bem solteira e que precisa experimentar essa nova vida que nunca teve. Ok... terminei o livro e fui entrar no instagram dela pra ver a sua "carinha" e me deparei com O QUÊ?! Uma foto dela com o namorado!!! Pois é! E pior: comemorando o aniversário de um ano de namoro! Gente!!! O livro inteiro pregando o desapego e depois ela me vem com essa? Pelo jeito ela não aprendeu nada, né?
A história é boba, essas comédias românticas YA... A leitura é fácil e flui muito bem. Pra quem acabou de terminar um relacionamento, acredito que vá se identificar. Afinal, ela dá um UP no astral da garota que tá na deprê. Mas aí é que me identifiquei menos ainda: namoro há 3 anos e meio e não acho que meu namorado seja o babaca-que-todo-homem-esconde que ela mostra no livro. Enfim... cada cabeça uma sentença.
Vi muitos amando o livro e o que eu penso disso é: ou não sacaram a real intenção da autora (porque pra mim ficou muito óbvio que é atingir as pessoas), ou gostam dela pelo seu trabalho de blogueira e tal e, como fãs, amaram o livro. Não sei, será que estou tão errada assim?!


✩✩ - Regular
(dei regular pois, se esquecermos que se trata de uma história "real", dá pra ler pra passar o tempo.)

4 comentários:

  1. Oie, Marina! Terminei esse livro ontem e gostei muito! Mas menina, vc não leu no final quando ela diz os agradecimentos pro namorado?? Ela tirou uma lição do que viveu, não quer dizer q ela vá ficar solteira pra sempre!!! Acho que esse é o propósito do livro, não desapegar de tudo e todos pra sempre, mas aprender a conviver com as decepções e levar as coisas que vc aprende para o relacionamento seguinte.
    Mas eu vejo assim, livros são feitos muitas vezes para momentos. E eu acredito piamente que quem está num namoro estável há tempo (como vc), é casado ou etc não vai se identificar em nada com o livro. Eu gostei porque passei por muita coisa que ela escreveu, não pelo livro ter mudado a minha vida, de forma alguma, mas por me mostrar que eu não sou a única por aí que já viveu isso.
    Ufa, que comentário grande!!! E é isso que eu gosto no mundo dos blogs. Poder expressar a minha opinião e conhecer pessoas com opiniões diferentes!! Virei fã do seu blog, da sua sinceridade e adorei o post :)

    Beijossss
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, muito obrigada pelo seu comentário! Eu não li esses agradecimentos porque dei graças a deus quando terminei a leitura rs poxa, pequei nessa parte. Mas mesmo assim, nao me dei bem com a autora, de maneira nenhuma. A escrita do livro, como eu disse, é boa! E se você esquecer que essa é uma historia real, dá pra passar um tempo lendo ele sim... mas eu ainda nao mudei a opinião de que ela fez esse livro pra se vangloriar de muitas coisas rs... Também adorei sua opinião e entendo que muita gente vai amar o livro por se identificar com algumas passagens. Mas realmente nao foi pra mim rs...

      Bjsss!

      Excluir
    2. Oii!! Simmm eu sei como é, também nem leio às vezes hahahah. Sim, entendo, acontece!! Adorei conversar com vc e sua visitinha lá no blog!!

      Beijooo
      Nati

      www.meninadelivro.com.br

      Excluir
  2. Quero muito ler o livro e acho que é por causa do título, rsrsrs. Não gostei muito da sinopse mas ainda quero ler, agora com menos expectativas.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir