terça-feira, 19 de agosto de 2014

[RESENHA] Livro e filme: Bonequinha de Luxo - Truman Capote

"Em Bonequinha de Luxo, novela de 1958, escrita com mão levíssima, o escritor norte-americano Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s. Celebrizada nas telas de cinema por Audrey Hepburn no filme homônimo de Blake Edwards, Holly é uma das criações mais felizes de Capote, mistura inextricável de ninfa diáfana e moça roçuda, tão viva e sedutora hoje como quase meio século atrás."








 Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535907568
Ano: 2005
Páginas: 145







 O LIVRO

O livro narra a história de Holly, uma prostituta de luxo. Por mais que no livro, em nenhum momento, fale que ela é uma prostituta, podemos perceber através de algumas cenas onde ela fala que recebeu dinheiro de seus acompanhantes e muitas vezes foge dos senhores (digo senhores pela idade, sim!) com quem costuma sair. O livro é narrado por "Fred" (que é o nome do irmão da Holly e, por este homem ser parecido com ele, ela decide que o chamará de Fred), um jovem que se muda para o apartamento no andar superior ao dela e, como ela é muito desligada e sempre esquece as chaves de casa, vive interfonando para que Fred abra a porta. E é nesse meio em que Fred se apaixona pela garota. 
A personagem é muito complexa, porém, na narrativa simples de Capote, não conseguimos captar toda a sua complexidade. O livro é tão simples e fácil de ser lido que não conseguimos perceber todos os dramas e tragédias existentes na história. Chega um momento em que pensamos estar se tratando de uma comédia romântica, mas o livro é bem mais que isso. 
Holly fugiu de casa aos 14 anos, juntamente com seu irmão que, no momento em que o livro é narrado, se encontra no exército. Holly, hoje, tem 19 anos e é livre, leve e solta. Gosta de viver sozinha, tomar conta de si mesma e não se apegar com ninguém. E ela também tem um gato (<3), que nem nome tem. Ela diz que o gato não pertence à ela e ela não pertence à ele: são independentes. 
Enfim, durante o livro conhecemos o passado de Holly, sua personalidade fora do normal e seu interesse pelos homens mais ricos do mundo (e do Brasil, pois é!).
Achei muito interessante, mas só fui conseguir pegar a real essência da história assistindo ao filme. E então...

Skoob.
✩✩✩✩ - Muito bom.


O FILME


Confesso, gostei mais do filme que do livro. A escrita leve de Capote faz com que não percebamos a tragédia da história e como ela é complexa. No início, achei o filme MUITO fiel ao livro. As falas as cenas... parecia que estava lendo tudo de novo. Mas o final muda um pouco.

A atuação de Audrey Hepburn é excepcional! Ela conseguiu captar a essência da personagem e é impossível pensar na Bonequinha de Luxo e não lembrar de Audrey. 

No livro, não há romance entre Holly e "Fred" (narrador), ele simplesmente é apaixonado por ela e a admira muito. Mas no filme, o romance entre os dois é constante, o que me fez adorar ainda mais, pois senti falta desse romance no livro. E gente, isso é um spoiler muuuuuuito fraco, ok? Tem muita coisa mais interessante no livro tirando o romance dos dois. Mas eu, romântica que só, senti o amor do cara por ela e também senti dó... Dó por ele, tão certinho, se apaixonar por uma garota da vida. 

O final do filme é muito diferente do final do livro e... eu AMEI! O livro é bom também, mas me senti mais feliz vendo o final do filme (até chorei). 






4 comentários:

  1. Sempre tive vontade de assistir o filme, desde a minha época Gossip Girl ahahahah amei o post, muito bem escrito. Me deu vontade de largar tudo e ir correndo ver o filme ahha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme e adorei <3 Quero muito ler o livro!!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahh, que vontade de assistir esse filme.
    Está na minha lista já faz um tempo e agora depois da sua resenha acho que vou antecipar... haha

    Parabéns pelo post!
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que existia um livro do Bonequinha de Luxo. Não que eu tenha assistido o filme, mas ele é um daqueles que estão na minha "lista de filmes que vou ver" (e que são sempre adiados, por sinal).

    Achei interessante o gato não ter nome, assim como a explicação por ele não ter um. Isso foi o que mais me deixou curiosa pra sentar e assistir, na verdade.

    umabasesecreta.blogspot.com

    ResponderExcluir