segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

[RESENHA] Feios - Scott Westerfeld

"Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre."
 



Feios 


 Edição: 4
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501083708
Ano: 2012
Páginas: 415
Tradutor: Rodrigo Chia









Se eu te disser que esse livro é da minha irmã, que tem 12 anos de idade, você pode não acreditar que eu li. Pois é! Mas eu tava tããããão curiosa sobre o assunto que pensei: hm, vou dar uma olhadinha, se eu gostar, talvez (veja, talvez) eu leia. Li o livro em um só dia (tá, deixei 40 páginas pro segundo dia, porque não conseguia mais raciocinar, rs). Então, tem dúvidas sobre o que eu achei? 

O livro não só é bom, como é extremamente curioso. A história é futurista, o que nos faz pensar em como poderia ser a civilização daqui alguns anos. Claro, um pouco menos exagerado, mas algumas coisas podem, sim, existir. 
Vamos à história:
Existe uma cidade isolada, onde as pessoas não podem "cruzar as fronteiras", ou seja, sair dela. As crianças vivem com os pais na "Vila dos Coroas" até completarem 12 anos e, com essa idade, passarem a serem "feias", que é ser natural, da maneira pela qual elas vieram ao mundo. Percebam que, para o governo dessa cidade, a pessoa perfeita não existe, pois sempre haverão manchas na pele, dentes com cárie, olhos tortos, etc. Quando, por fim, as pessoas completam 16 anos, passam por uma cirurgia, se tornando perfeitos e, assim, passando a morar junto com todos os outros perfeitos. A garota principal do livro, Tally, não vê a hora de fazer 16 anos e se tornar uma perfeita. Todos os seus amigos já estão LÁ, naquele lugar maravilhoso, com todas aquelas pessoas maravilhosas. Faltam apenas dois meses e alguns dias... 
Ainda sendo feia, Tally conhece Shay que, coincidentemente faz aniversário no mesmo dia que ela. Porém, Shay não quer se tornar perfeita. A única coisa que ela quer é continuar sendo ela mesma, fazendo aventuras e aprontando fora daquele mundo. 

Conforme vamos lendo o livro, vamos nos encontrando com nossas cidades, agora devastadas, completamente em ruínas. Como as pessoas não podem sair de dentro da sua cidade, as coisas lá fora são inexploradas. (Será?) 
Shay leva Tally para fora da cidade e mostra a ela que o mundo é muito maior do que ela pensa. Mas Tally não entende, a única coisa que ela quer é ser perfeita.

A questão abordada no livro é: Será que tudo é tão perfeito assim? Pensando bem, depois da cirurgia, as pessoas passam a ter comportamentos estranhos... 

FIM DA RESENHA! haha não posso falar mais que isso, mas, por favor, leeeeeeeeeiam!

Skoob.
✩✩✩✩✩ - Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário