segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

[RESENHA] As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

"Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude."

 


 Edição: 1
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788532522337
Ano: 2007
Páginas: 224
Tradutor: Ryta Vinagre










 Não julgue o livro pela capa! NÃO ESSE! haha

Não tem como ser uma blogueira e não falar sobre As Vantagens de Ser Invisível. Então, já estava em minha lista de leitura há algum tempo, mas estava difícil de encontrá-lo. Por fim, acabei conseguindo trocá-lo pelo skoob (que é demais, por sinal).
Mas, confesso que olhando a capa (toda verdinha e serena) e lendo a sinopse, não achei que o livro fosse ser tão... diferente.
Eu jurava que contava a história de um garoto excluído e que provavelmente sofria bullying e que, depois de se tornar amigo de dois veteranos, passava a ser pop. Mas não, não é (só) isso! 

Por favor, não se enganem com a história simples do garoto. No meio de tudo isso, tem assuntos mais pesados abordados como drogas, sexo, estupro. Só que tudo isso contado por um garoto tão ingênuo quanto Charlie, não parece algo RUIM, se é que dá pra entender.

O livro inteiro é contado à partir de cartas, enviadas por Charlie para alguém desconhecido, que eu gostei de imaginar que era eu, rs. Ele vai contando tudo o que acontece com ele, o que ele pensa, o que ele faz... Só que, como eu disse, Charlie é ingênuo demais, e não consegue ver o lado ruim das coisas.

Posso dizer que esse livro me ajudou a reconhecer que, muitas vezes, esquecer que as coisas tem um lado ruim é melhor. Mas cada pessoa que o lê, ganha uma lição diferente. 

Só não posso deixar de pedir uma coisa: ao lê-lo, não deixe que o final do livro passe despercebido. Charlie conta, meio as escondidas, o que realmente aconteceu com ele. Mas eu demorei um pouco pra captar a mensagem, porque realmente, está escondido em sua narrativa.

Depois me contem se entenderam ou não o fim! Beijos!


Ps.: Já foi lançado o filme, com a Emma Watson. Vale a pena conferir né?!

Skoob. 
✩ - Regular.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário